inspiration2

Sons of Anarchy - 4x05 - Brick

O que será que falta para Clay ultrapassar o limite chamado família?


O que será que falta para Clay ultrapassar o limite chamado família?

Continuo me perguntado desde Una Venta o que falta para Clay ceder aos seus instintos mais primários. Agora em Brick tivemos a certeza de que uma vez ele já agiu por conta de sua mente psicopata – e enganou Gemma para que ela estivesse de acordo. Agora, aparentemente, não dá para enganá-la de novo. E então?

Tara e Piney. John e Unser. Gemma e Jax. O clube. Se Clay resolver passar por cima disso tudo para manter sua áurea de presidente, o que já está no abismo provavelmente não sairá de lá.

Brick foi um episódio mediano. Sons of Anarchy já teve outros bem melhores. Mas apesar disso, este último serviu para revelar o que é, talvez, o maior segredo da série. Serviu especialmente para mostrar até onde vai a ousadia de Clay, a “mão amiga” de Unser, a sujeira por trás de SAMCRO, e a ciência de Gemma.

Sempre que víamos Gemma tentando manter o segredo escondido, tínhamos a impressão de que ela não só era cúmplice, como também tinha uma consciência muito forte por fazer parte da morte do marido e continuar vivendo em “paz”. Mas aqui vemos que ela não tem conhecimento da verdadeira história, e até hoje acha que Clay matou John por motivos “justos”.

Enquanto isso, Clay tirou a vida de um homem apenas por… vontade própria. John tentava tirar o clube do tráfico de armas e, além disso, era o marido de Gemma. Duas razões suficientes para ser tirado do jogo.

A primeira razão me faz lembrar da 2ª temporada, de especificamente duas situações. A primeira no 2×02 “Small Tears”, quando Jax questiona Clay sobre a morte de Donna. O presidente responde que “a verdade é que tudo o que faço é para proteger o que temos. Nunca é arbitrário. E nunca é reativo.” Já lá no 2×04 “Eureka”, Jax novamente toca no assunto e pergunta para o “pai” como ele faria para aceitar as armações dele por trás do clube, tentando matar um dos membros. Clay prontamente responde que o príncipe terá que descobrir como aceitar tudo isso sozinho, pois se mencionasse o acontecido de novo, ele o mataria.

Ou seja, a ameaça de morte não era mentira. Clay assassinou John e outros membros do clube sem conhecimento dos Sons antes deste diálogo. Sempre na base do que ele “acha” ser melhor para SAMCRO. Uma pergunta então (mais uma) vem à cabeça: o presidente realmente “deixará” o vice sair do clube definitivamente ou interpretará que isto não é bom para o clube?

Mas antes de chegar a isso, existe a Tara. O grande amor de Jax. A esposa e mãe dos filhos de Jax. Ela não só sabe do assassinato de John como contou sobre as cartas à Piney. E claro, depois disso tem Piney, que nunca foi tão a favor de Clay, nem muito menos do tráfico drogas.

Vamos supor que “nada” aconteça a esses dois e, inevitavelmente o clube acabe descobrindo a temível história. O que se sucederia? Jax cortaria a cabeça do padrasto como este mesmo teme? Haveria perdão como houve no caso de Donna?

Brick deixou um imenso rastro de perguntas, mentiras sendo descobertas e o que já havia acontecendo há muito tempo: o clube cavando o próprio abismo com cada vez mais afinco. Isso sem contar a contraditória situação de Juice, que com certeza se complicará mais depois do roubo do tijolo de cocaína.

Vale lembrar de Lincoln Potter. Eu temia que ele ultrapassasse a linha do permitido assim como Stahl. Bem, depois deste 4×05 ficou claro que ele nem viu esta linha traçada – e fez com que o Xerife Roosevelt atravessasse com ele mesmo sem querer.

Por último, mais uma mentira sendo descoberta e outra sendo criada. Otto, um dos mais leais a SAMCRO, perdeu a mulher de sua vida e recebeu do clube, ou melhor, de Bobby, a mentira sobre a vingança. Quando ele descobrir, e certamente ele irá, essa lealdade será abalada. Se é que ela já não está.

Pelo visto, esta será a temporada das mentiras. Não só o passado, mas também o presente do clube está enterrado nelas. Pelo menos num ponto Gemma tem razão: o que ninguém sabe sobre o passado é melhor continuar fora do conhecimento de todo mundo mesmo.

Pobre Gemma… (e pobre SAMCRO).

Mal sabe ela que sua mente AINDA não sabe todo o segredo. E que o que ninguém sabe sobre o passado acaba, eventualmente, se revelando para todo mundo. Não tem jeito. Ela faz parte deste “todo mundo” e nenhum segredo dura para sempre. Nada dura para sempre.
Reações: 

Relacionados

Sons of Anarchy 4ª Temporada 700270471789807199

Postar um comentário Comentários via BLOGGER (0) Comentários via DISQUS

Para inserir no comentário:

# Um vídeo: [video]link-do-video-do-youtube[/video]
# Uma imagem: [img]link-da-imagem[/img]
# Um emoticon: clique na carinha acima da caixa de comentários, copie o nome do emoticon e cole.

Comentários educados são sempre benvindos.

emo-but-icon

EeF na Rede


   

Comentários

Arquivo

Categorias

Séries

Tags

Agenda de Episódios

Recentes

Twitter

Facebook

item