inspiration2

Jane by Design - 1ª Temporada

Uma lição de fofura.


Uma lição de fofura.

Jane by Design foi uma doce surpresa. Uma série ao mesmo tempo atraente e despretensiosa, um drama tão leve quanto envolvente. JbD chegou de mansinho no dia 3 de janeiro deste ano, criada por April Blair (Lemonade Mouth, Monte Carlo), e estrelada por Erica Dasher, a Jane Quimby (The Lake), Nick Roux, o Billy (Wizards of Waverly Place, Lemonade Mouth), David Clayton Rogers, o Ben (Cougar Town), e Andie MacDowell, a Gray (Lone Star, Monte Carlo).

A fofura que a série exala vai desde a música usada na abertura, até a voz meiga da protagonista, passando, claro, pela relação dela com Billy. Apesar de a intenção da série ser mostrar o mundo fashion pelos olhos de uma menina que vive entre o dilema do emprego dos sonhos e a mentira sobre sua idade, foi a amizade dos dois que definiu os rumos da temporada, levando os fãs a torcerem (demais da conta) pelo #TeamBilly.

Billy e Jane cresceram juntos e são o par perfeito. Eles sabem disso, e os outros também sabem. Mas, naquele típico dilema de não ir além da amizade para não estragar a amizade, os dois ficam perambulando entre os olhares cheios de ternura e as tentativas de "seguir em frente". No 1x10, "The End of the Line", Billy chegou a começar uma declaração de amor para a amiga, porém JdD adotou o recurso da friendzone e do "aquilo não significou nada" para colocar o casal de molho por termpo indeterminado.

Acho justo. Afinal, se já tivéssemos visto Jane e Billy juntos, grande parte da graça da série acabaria. Só que neste meio tempo, os recursos usados para mantê-los longe um do outro acabaram ficando gastos. Todos os relacionamentos de Jane terminaram da mesma forma, pela mesma razão. Nick e Eli traíram a moça porque se sentiam excluídos de sua vida. A justificativa até é verdadeira, pois cada um deles conhecia apenas uma metade da vida dela. Mas a reação precisava ser igual?

Chegou ao ponto que parecia que todos os relacionamentos da dupla não dariam certo só para que eles vissem que, com outras pessoas, nunca seriam felizes. Ainda bem que a chegada de Zoe quebrou este ciclo. Ela ainda repetiu a performance de Lulu e implicou com Billy pela paixão dele pela amiga. Mas a última namorada foi além da birra e "consumou" o namoro, chegando a pedir desculpas a Jane por ter duvidado que a amizade não passava de... amizade. Basicamente ela estapeou a menina Quimby.

Interessante notar que o que manteve B&J separados nem foram os pretendentes de ambos - mesmo que quase todos os homens da série quisessem Jane. Na verdade, foi o timing. Quando ele estava pronto para ela, ela estava perdida no seu trabalho e nos cabelos loiros (e velhos!) de Jeremy. Quando ela estava pronta para ele, ele já tinha encontrado um novo amor. E ela teve que engolir seco.

Mas teve outro casal na série que conseguiu sincronizar o timing: Rita e Ben. Foi até engraçado vê-lo correr loucamente atrás dela e depois o inverso, com cada um fazendo mais burradas que o outro. Para apimentar a história, houve a volta da terrível Amanda Clark que, para Rita foi um pesadelo, mas para nós foi um prêmio. As cenas das duas disputando Ben e ele igual bobo no meio sem saber o que estava acontecendo, foram impagáveis.

No final, parece que India e Jeremy também se sincronizaram. Estranhei o "arranjo" dos dois com ele dizendo que eles formavam uma boa dupla romântica. Do que me recordo do relacionamento deles, India sempre pisou em Jeremy, quando eles estavam juntos e depois separados. Mas torço que com esta reconciliação, India entre na onda do namorado e renove seus conceitos. Quem sabe o "novo Jeremy" consegue ajudá-la a se tornar uma "nova India".

India também teve outra reconciliação: com Gray. Nada mais justo, óbvio. Gray engoliu o orgulho e pediu desculpas pelo erro cometido. O problema é que agora tanto India quanto Jeremy querem contratar Jane. Sinto um cheiro de competição vindo no ar...

Temo que destacar também a família Quimby. Ben é o irmão que pagou o pato pelo abandono da mãe e abriu mão de seus sonhos para cuidar da irmã. Ele também foi compreensivo com o sonho (e a mentira) dela, provavelmente porque ele já sentiu o gosto de ter seus desejos frustrados. Mas o mais importante foi o retorno de Kate. Teve tantos momentos que eu jurava que Jane se irritaria com a mãe, que me impressionou a imensa paciência da moça. Pelo menos sua insistência em se entender com a progenitora deu certo no final. Elas se despediram de novo, mas foi uma despedida agridoce com promessa de volta. 

Não podemos nos esquecer da relação Jane-Gray. É fácil de perceber o toque "O Diabo Veste Prada" que a história adotou, com a patroa sempre empurrando a funcionária para seus limites e, aos poucos, cedendo à amizade entre as duas. É um dos melhores momentos de Jane By Design quando Gray se rende e troca algumas palavras de ternura com sua pupila.

O que mais me dá curiosidade, é claro, é a futura reação dela ao descobrir a real idade de Jane. Tenho a impressão de que a chefe vai ficar brava... mas fará tudo para continuar com sua assistente.

Por último, temos que falar de Billy fazendo o Príncipe Encantado. Vocês notaram que Zoe estava nos sapatos e no vestido de Jane? Mais do que isso... ela estava no lugar de Jane, que é ao lado de Billy. Que triste foi ver Jane quase chorando com a cena. Que timing chato que atrapalha tudo.


Observações:

- A ABC Family ainda não renovou a série. Dedos cruzados. Uma série tão linda não pode terminar daquele jeito.

- Sou #TeamBilly, mas Eli (mesmo canalha) é um fofo.

- Ri demais de Nick escorregando nas bolinhas. Foi cliché, mas serviu bem para a situação.

- Se tivermos uma segunda temporada, provavelmente a cena da Season Finale não dará em nada. No máximo Jane fala que ajuda a escola onde seu irmã trabalha. Assim, a série prossegue por mais um tempo com o segredo da idade.

- A melhor quote da série (1x10): It's you, Jane.


(A fofa) música de abertura com vídeos de momentos da série:

Música: Work of Art - Rachel Platten
Vídeo por: 08Florentw


Atualização em 06/09/2012:
A ABC Family cancelou Jane by Design no dia 17/08/2012 devido a baixa audiência da série. Não teremos mais Billy e Jane...
Reações: 

Relacionados

Review 6383553951684791483

Postar um comentário Comentários via BLOGGER (0) Comentários via DISQUS

Para inserir no comentário:

# Um vídeo: [video]link-do-video-do-youtube[/video]
# Uma imagem: [img]link-da-imagem[/img]
# Um emoticon: clique na carinha acima da caixa de comentários, copie o nome do emoticon e cole.

Comentários educados são sempre benvindos.

emo-but-icon

EeF na Rede


   

Comentários

Arquivo

Categorias

Séries

Tags

Agenda de Episódios

Recentes

Twitter

Facebook

item