inspiration2

O que Achei de: The Mindy Project (Fox)

Reprodução não autorizada de Bridget Jones.


Reprodução não autorizada de Bridget Jones.

Antes de falar da série, precisamos de falar sobre sua criadora. Mindy Kaling é uma atriz, roteirista, produtora e escritora americana. Ela já participou em The Office no papel de  Kelly Kapoor, como roteirista de mais de vinte episódios, e diretora do 6x23 "Body Language" e do 7x21 "Michael's Last Dundies". Ela tinha um blog chamado "Things I’ve Bought That I Love", onde falava sobre seus objetos de consumo. A última atualização dele foi em abril de 2008, mas ele renasceu em seu site oficial em setembro de 2011.

Pelas redes sociais, Mindy tem mais de um milhão de seguidores no Twitter, e uma página no Facebook com quase trinta mil interessados. Em 2011 ela publicou "Is Everyone Hanging Out Without Me? (And Other Concerns)", livro humorístico onde fala sobre sua vida e carreira, com observações pessoais sobre seus amigos, família e relacionamentos. O livro foi considerado best-seller na lista do New York Times, que proclamou que Kaling é como a "legal irmã mais nova de Tina Fey ou a próxima Nora Ephron".

Deu para perceber o background que Mindy traz consigo, certo? Deu para perceber que "The Mindy Project" não é só uma série, mas é a vez de Kaling provar que pode estender seu sucesso para uma obra televisiva onde é criadora, protagonista e produtora executiva. Por tudo o que ela é, dá para entender principalmente o porquê da crítica americana apostar que a nova comédia será a melhor da Fall Season (empatada com Ben & Kate).

Bom, de duas, uma: talvez os críticos estejam muito apaixonados pela autora, ou as comédias desta Fall serão um total desastre. The Mindy Project apenas repete o que já vimos de novo e de novo nas comédias românticas, mais especificamente em Bridget Jones. Não precisa de uma análise detalhada, é só olhar que você vê a cópia descarada da obra de Helen Fielding. Aliás, a própria série parece fazer questão de mostrar suas origens:

Mindy: I cannot keep hooking up with Jeremy and later ask him "Hey, what's our deal anyway?".

Gwen: That British guy, he is bad news.

Mindy: We do not know that he's bad news. I think he has a good heart. I think he is Hugh Grant in "About a Boy".

Gwen: I think that he is Hugh Grant in real life.


Kaling interpreta Mindy Lahiri, uma obstetra na casa dos trinta que vive o paradoxo de querer - neuroticamente - encontrar seu príncipe encantado, enquanto não dispensa os canalhas que aparecem em seu caminho. Assim como sua inspiração loira, ela vive entre dois homens, um bonitão safado, e um não tão bonito e não tão safado.

Dando sequência ao repeteco, o primeiro deles que tem chances com ela é Jeremy Reed (Ed Weeks, de Olivia Lee: Dirty, Sexy, Funny), o galã que só tem olhares gulosos. Por outro lado, Chris Messina (The Newsroom) faz seu Danny Castellano com o olhar firme de homem que conhece o coração das mulheres e é cavalheiro o suficiente para respeitar os sentimentos das damas.

Apesar de ter sua essência tirada de Bridget Jones, tem-se que observar que a senhorita Jones não é a única mulher do universo que vive os dilemas de uma trintona solteira-carente-paranoica. A própria Kaling comenta que às vezes questiona quando sua vida pessoal atingirá o patamar da profissional. E ela ainda vai além ao relatar que, assim como sua personagem, ela cresceu sendo nerd e amando romances, daí o porquê de Lahiri saber de cor as falas de quase todos as comédias românticas e querer a todo custo que sua vida siga a perfeita receita de um filme do gênero.

Nisso, vale destacar a participação de Bill Hader, de Saturday Night Live, onde Kaling também já participou roteirizando um episódio. Ele fez Tom, o ex-namorado que foi estúpido o suficiente para chamar Mindy para seu casamento e liberar bebida alcoólica para ela. É claro que foi desastre na certa, e a cena da tragédia fez rir, apesar de ser mais um dos milhares de clichés do piloto.

Mindy: God forbid you give away the ending of an episode of Downtown Abbey.

Dan: What the hell is that show? Why is everybody talking about it?


Uma coisa positiva em TMP são as referências à outras séries. No piloto, logo de cara, já apareceu Downtown Abbey. E Kaling prometeu que vão falar muito de Game of Thrones, especialmente porque sua equipe de escritores é obcecada pela obra da HBO.

The Mindy Project é o alter ego de sua criadora, e pode até ter seus momentos divertidos, cheios de cultura, e acabar conquistando o público. Mas isso não muda o fato de que nós já vimos essa história antes. Conhecemos cada pedaço dela, sabemos exatamente como será seu final. 

Há o porém de que o público nunca se cansa da mesmice das comédias românticas. Filmes e filmes iguais são feitos e quase sempre dá certo. Mas há também o outro porém de que, uma coisa é fazer um longa com esta trama, outra coisa é fazer uma série. Onde estará Mindy Lahiri em cinco anos? Nessa mesma insanidade de agora, desgastando sua premissa inicial? Ou chegaremos a ver como será seu pós-felizes-para-sempre, evoluindo para uma trama completamente diferente?

O elenco de TMP foi escolhido a dedo, nenhuma atuação decepcionou. Dentre os atores tem Anna Camp (The Good Wife), Zoe Jarman (Huge), Stephen Tobolowsky (Californication), e Amanda Setton (Gossip Girl). Além de Kaling, Charles McDougall (The Office), B.J. Novak (The Office), Dan Kaplow  (United States of Tara), e Howard Klein (The Office, Parks and Recreation) também são produtores executivos. 

O piloto foi escrito pela criadora e dirigido por Charles McDougall. Antes de se chamar "The Mindy Project", a série teve outro nome: "It’s Messy". A estreia oficial é no dia 25 de setembro, mas a Fox liberou a preview duas semanas antes.


Observações:

- Helen Fielding: criadora de Bridget Jones.

- Posso chamar Mindy de Bridget que conversa com bonecas?

- "About a Boy": filme de Hugh Grant de 2002. Em português, Um Grande Garoto.

- Piada racista inversa:
Mindy: I need more patients that are like these guys.
Betsy: More white patients, done.
Mindy: No, don´t write it!

- Blog “Things I’ve Bought That I Love": mindyephron.blogspot.com.br

- Site oficial de Kaling: theconcernsofmindykaling.com


Para saber quais são as outras apostas dos críticos americanos para esta Fall, clique aqui.
Para saber mais datas das estreias e retornos desta Fall, clique aqui.
Reações: 

Relacionados

The Mindy Project 8062682805793059230

Postar um comentário Comentários via BLOGGER (0) Comentários via DISQUS

Para inserir no comentário:

# Um vídeo: [video]link-do-video-do-youtube[/video]
# Uma imagem: [img]link-da-imagem[/img]
# Um emoticon: clique na carinha acima da caixa de comentários, copie o nome do emoticon e cole.

Comentários educados são sempre benvindos.

emo-but-icon

EeF na Rede


   

Comentários

Arquivo

Categorias

Séries

Tags

Agenda de Episódios

Recentes

Twitter

Facebook

item