inspiration2

Castle - 5x05 - Probable Cause

Um episódio para chamar de previsível e astuto.


Um episódio para chamar de previsível e astuto.

Quando vi que "Probable Cause" estava fazendo o protagonista da série como o principal -- e único --  suspeito de um assassinato, torci o nariz. Era óbvio que tudo não passava de balela.

O artifício de colocar o personagem principal numa situação que é totalmente inconcebível é um golpe que os roteiristas sabem que é certeiro. Não havia a menor possibilidade de Rick ser o assassino, mesmo com todas as provas apontando para ele, mesmo com Esposito, Ryan e Lanie passando a duvidar de sua inocência. Mesmo assim, a audiência correspondeu em cheio e o 5x05 foi o segundo mais visto nesta temporada.

Através dessa esperteza também deu para ver a reação de Kate. Honestamente, me surpreendi que ela tenha se mantido firme e forte enquanto o resto do mundo desabava. Não era apenas as digitais na cena do crime a a filmagem da joalheria que incriminavam Richard. Como ele mesmo disse, seu histórico de mil mulheres e safadezas já servia para desacreditá-lo diante de Beckett. Mas ainda bem que ela confiou nele sem pestanejar. Isso não foi só prova de amor. Foi, acima de tudo, prova de que ela SABE quem ele realmente é.

Não gostei do que vi até metade do episódio. Todo esse drama de Castle ser psicopata e seus amigos -- incluindo Gates! -- tentando enfrentar o sistema por ele parecia muito barulho por nada, especialmente porque esta trama não duraria mais do que um episódio. Mas aí entra 3XK para dar sentido à história.

Ficou ótima a reviravolta. Seu plano de mestre de usar a polícia para dar um novo recomeço para si, fez valer o recurso em que se apoiou "Probable Cause". Sua manobra de saber que Rick e Kate iriam para aquela ponte naquela exata hora foi um pouco forçado, mas a gente dá o mérito para ele pois o mais difícil -- passar despercebido enquanto vigiava toda a vida de Castle -- ele fez como se fosse James Bond.

Além disso, por causa de seu retorno, depois de vermos até onde Beckett estava disposta a ir por Castle, descobrimos até onde ele está disposto a ir por ela. Não que nós já não tínhamos certeza de que ele faria qualquer coisa por sua amada.

O estranho, no entanto, foi Kate não acreditar que 3XK continua vivo. Para alguém que vive no meio de uma conspiração e é uma boa detetive como ela, apenas o fato de não encontrarem o corpo de um psicopata inteligentíssimo já era suficiente para ela enxergar o "plano maior". Ainda por cima, tem Castle falando que Tyson não morreu, repetindo o que ele falou naquela visitinha amigável na prisão: Como um homem procurado deixa de ser procurado?

Esta incredulidade dela, claro, vai ser responsável pela "surpresa" que ela terá quando algum assassinato brutal de uma loira coincidir com o modus operandi de Tyson. Pode não fazer muito sentido nem ser muito chocante para quem está assistindo, afinal, a gente sabe muito bem que o plano dele deu certo. Mas vamos combinar que toda vez que 3XK aparece na série a coisa fica mais interessante. Seria mais interessante ainda se ele fosse um vilão "fixo", mas se não temos isso, dá para contentar com suas raras aparições por enquanto.

Não podemos deixar de comentar Castle pagando impostores para se passarem como policiais. Até aquela hora estava meio esquisito um homem rico como ele parecer tão desprotegido diante daquela situação. Sempre que mostrava ele sozinho na cela eu pensava: cadê os trezentos advogados, Rick?

Ri demais da safadeza dele. Foi uma atitude meio descabida, mas totalmente típica de Richard Castle. E, para completar, tudo ficou perfeito quando Kate entendeu a "mensagem" que ele deu indicando onde estaria. Realmente os dois estão em perfeita sintonia.

Se comparado aos demais episódios, "Probable Cause" foi um tanto inverosímel em relação ao que Castle está acostumada a apresentar. Muitas coincidências, muito irreal o fato de 3XK fazer tudo o que fez (incluindo invadir a delegacia sem NINGUÉM notar) e só ser pego porque assim ele quis. No entanto, as consequências que tivemos quando se trata do casal protagonista valeram à pena. Eu não tinha ideia do quanto Kate está comprometida com Castle. Agora eu tenho. 


P.S.: Todo mundo já sabe do namoro secreto agora. Pois então quero Ryan, Esposito, Laine e os pombinhos saindo e festando juntos. Já está passando da hora dessa turma celebrar o fato de Kate e Castle finalmente terem se rendido ao amor... e os longos anos de shippação terem chegado ao fim.
Reações: 

Relacionados

Review 7214593356511837315

Postar um comentário Comentários via BLOGGER (0) Comentários via DISQUS

Para inserir no comentário:

# Um vídeo: [video]link-do-video-do-youtube[/video]
# Uma imagem: [img]link-da-imagem[/img]
# Um emoticon: clique na carinha acima da caixa de comentários, copie o nome do emoticon e cole.

Comentários educados são sempre benvindos.

emo-but-icon

EeF na Rede


   

Comentários

Arquivo

Categorias

Séries

Tags

Agenda de Episódios

Recentes

Twitter

Facebook

item