inspiration2

Merlin - 5x01 a 5x04

Quando é que a nova fase de Merlin vai finalmente começar?


Quando é que a nova fase de Merlin vai finalmente começar?

Esta 5ª temporada de Merlin é tudo o que esperamos por quatro anos. Ou melhor, ela deveria ser tudo o que esperamos. Uther morreu, Arthur é rei, Guinevere é rainha. Só que a série se esqueceu de um detalhe: o vilão. 

Morgana continua com sua birra de filha rejeitada, mas isto deixou de dar medo a muito tempo. O final da 4ª temporada teve o momento ideal para o fim dela e deixaram passar. Ao invés disso, até deram um dragão para a bruxa escravizar. Seria melhor se, desde o começo, tivessem colocado um novo vilão com uma nova história e um novo propósito para enfrentar o novo rei.

Já está enjoativo ver Morgana com aquela cara de má e as mil promessas que ela sempre faz para os reis que decidem ajudá-la (e todas as vezes eles se dão mal). A coisa está tão lenga lenga que trouxeram o FANTASMA de Uther para agitar um pouco. E o que o fantasma de um rei poderoso como ele fez? Saiu derrubando as panelas da cozinha e indo atrás de soldados e servos do reino como se isto de alguma forma importasse. Depois ele até tentou matar Guinevere, mas a esta altura ele já estava falando que iria contra o próprio filho (!) por causa do seu reino...

A série reduziu um excelente personagem a um fantasma revoltado. Uther podia ser mal o tanto que fosse, mas se tinha algo que ele valorizava acima de tudo era Arthur. Reprovar o casamento dele, a forma que ele guia o reino tudo bem. Isto era exatamente o que ele faria se estivesse vivo. Mas ameaçar de morte o seu próprio filho não fez o menor sentido.

A única coisa que estou gostando de ver é Guinevere sendo uma rainha sábia. No 5x01 e 5x02 ela teve a oportunidade de mostrar isso ao condenar à morte a filha de Ruadan para atrair o pai até Camelot. Porém até neste acerto a série está pecando, pois são raros os momentos em que ela tem um espaço só dela nos episódios. 

Já Arthur parece que continua sendo apenas um príncipe. Ele fica mais fora do reino como cavaleiro do que de fato cumprindo seu papel de rei em Camelot. Seu posicionamento sobre magia? Ora ele parece ser um rei menos cruel que sei pai, ora ele parece não saber que tipo de rei ele é. E até agora ele não definiu se é contra ou a favor da mágica.

Merlin continua fazendo o que fez nos outros anos. Protege Arthur com mágica, esconde a mágica de Arthur. Agora que o chefe dele é rei, nós percebemos o quanto os conselhos de Merlin são ouvidos em assuntos que realmente importam, e isto é um ponto positivo. No entanto, já chegou a hora da série seguir um pouco em frente e explorar um pouco mais o segredo do mago. Se ainda não é hora de Arthur descobrir a verdade, que seja pelo menos a hora de Guinevere. Como rainha sábia que é, e do jeito que ela conhece Merlin e Gaius, não vejo uma personagem melhor para ser a próxima a compartilhar o segredo.

Houve um considerável aumento de alívio cômico entre Arthur e Merlin. Ri demais da cena do rei ameaçando o servo com uma colher e Merlin duvidando que isto fosse lhe causar algum mal. Os dois caçando o fantasma de Uther e tremendo de medo de qualquer sombra que viam foi fantástico. A cena final do 5x03 com Merlin tentando fazer uma "brincadeira bruta" (horseplay) foi de matar de rir. A gente até já sabe no que deu a tal brincadeira.

Também nos episódios 5x01 e 5x02 descobrimos que Arthur será sua própria destruição, e isto é mais ou menos o que vimos acontecer com seu pai. Uther deixou o poder subir completamente à cabeça e achava que ser rei lhe dava o direito de fazer o que quisesse. Se com Arthur vai ser exatamente a mesma coisa eu não sei, mas espero que a série tenha um pouco mais de criatividade na nova trama.

A introdução de Mordred promete algo para os episódios finais. Junto com a chegada do novo personagem, temos as visões de Merlin que o mostram assassinando Arthur. Na mitologia, Mordred realmente trai o rei de todas as formas possíveis e envolve até Guinevere e Camelot na história. Talvez a série não vá tão longe já que a BBC sempre foi bastante ponderada na hora de fazer sua versão. Mesmo assim, podemos esperar sempre o pior do potencial vilão. Desde que ele surgiu, ele não revelou suas verdadeiras intenções e até apunhalou Morgana pelas costas para salvar Arthur. Se há algo que aprendemos nestes quatro anos é: ninguém é o que parece em Merlin.

A trégua que Arthur conseguiu com Odin no 5x04, "Another's Sorrow" foi até interessante. Mesmo que Odin já estivesse parecendo uma criança de oito anos com aquela história de vingança, o comportamento adulto de Arthur foi a primeira vez que o vimos agir como um verdadeiro rei. E é isto o que queremos ver de agora em diante.


Observações:

- Cadê o romance entre Arthur e Guinevere?

- Foi meio patético a princesa Mithian enganar Arthur daquele jeito (5x04). Sério que em Camelot não existe alguma forma de verificar a história antes do rei sair por aí para cair direto numa armadilha?

- Quem quer brincar de horseplay?



Arthur: What the hell was that?
Merlin: It was, um… horseplay.
Arthur: No, Merlin, you’re doing it all wrong. Why don’t I show you?
Reações: 

Relacionados

Review 6414746356986594378

Postar um comentário Comentários via BLOGGER (0) Comentários via DISQUS

Para inserir no comentário:

# Um vídeo: [video]link-do-video-do-youtube[/video]
# Uma imagem: [img]link-da-imagem[/img]
# Um emoticon: clique na carinha acima da caixa de comentários, copie o nome do emoticon e cole.

Comentários educados são sempre benvindos.

emo-but-icon

EeF na Rede


   

Comentários

Arquivo

Categorias

Séries

Tags

Agenda de Episódios

Recentes

Twitter

Facebook

item