inspiration2

Nikita - 3x03 - True Believer

“True Believer” não chegou a ser intimista como seus dois antecessores, mas foi tão ou mais importante do que eles. Este foi o episódio q...


“True Believer” não chegou a ser intimista como seus dois antecessores, mas foi tão ou mais importante do que eles. Este foi o episódio que lançou a principal pergunta desta temporada: qual é, afinal, o novo propósito de Nikita?

Quando digo que “3.0” e “Innocence” foram mais intimistas do que “True Believer”, me refiro ao fato de que os antecessores destacaram os protagonistas da série, enquanto o terceiro foi mais “avulso”. O 3×01 frisou o relacionamento de Nikita e Michael, e o 3×02 relembrou (lindamente) a trajetória de Alex.

Neste episódio a dúvida sobre o que Nikita está fazendo da vida foi levantada. Mesmo que Ryan insista na importância da nova Division, e que ela sirva para limpar os erros da “Division velha”, soa muito estranho o fato de a arqui-inimiga da organização estar agora trabalhando nela.

Só para refrescar nossa memória, no início de tudo os episódios começavam com a voz de Nikki dizendo que a última coisa que a Division ouviria seria seu nome. Não sei se desde estes tempos seu Craig planejava a mudança radical da Season Finale passada, mas nunca deixa de ser estranho ver que a guerra que Nikita travou durante tanto tempo foi, no final, em vão.

O que a série fez para dar razão ao novo cenário foi dizer que o governo não podia simplesmente fechar as portas de uma entidade como esta. Prisioneiros perto da pena de morte foram recrutados e treinados para matar, logo, ou jogavam uma bomba e explodia todos eles, ou davam um jeito de mantê-los na linha. Aí só nos resta aceitar a reviravolta. Mas a pergunta fica: qual é, afinal, o novo propósito de Nikita?

Como ela mesma reconheceu, antes ela acreditava em algo. Ela acreditava tanto que contagiava. Contagiou Alex, contagiou Michael, contagiou Birkhoff, contagiou Ryan, contagiou Owen. Contagiou até Sonya. Ela acreditou tanto que atingiu pessoas que ela nem conhecia, como foi o caso de Mia.

Só que a lógica da moça era bem distorcida, né. Influenciada pela mente doentia e mentirosa de Joshua, (ou Che Junior, como diz Birkhoff), Mia chegou à conclusão de que, para compensar todos os inocentes que ela matou pela Division, ela deveria matar mais inocentes. A intenção dela era “tirar a sujeira do sistema”, mas, trocando seis por meia dúzia, dá para ver que o pensamento dela não podia ser mais conturbado.

Mas nem por isso deixa de ser intensa a pergunta dela: estaria Nikita disposta a morrer pela Division? Pela causa que ela tinha antes não há dúvidas, ela morreria. E agora?

Achei bom o momento onde ela diz que olhar para Mia era como olhar no espelho. No final, a crença da terrorista realmente mexeu com nossa heroína. Porém, a melhor resposta em todo o episódio foi a de Alex: ela acredita em Nikita. Para ela isto nunca será difícil. Nikita a salvou e continua salvando muita gente, exatamente como estava tentando fazer com Mia.

Já Sean aproveitou o momento de reflexão para fazer aquela cara básica de cachorro abandonado, depois de madame Alexandra perguntá-lo qual era o motivo de ele ainda estar ali. Ah esses dois, viu. O homem já implorou pela atenção da garota e ela ainda faz de conta que não sabe o porquê de ele continuar no meio dessa zona. Ai ai.

Aliás, já que estamos falando de um casal, vamos aproveitar para falar de outro: Sonya e Birk. Que tensão. Que climão. A coisa entre os dois anda tão feia que Alex acabou levando um tiro por falta de atenção deles. Tirando este fato meio dramático, não tem como não adorar os ex-pombinhos se matando e trocando olhares melancólicos ao mesmo tempo. Para completar, tem Birkhoff se justificando para Deus e o mundo quando alguém toca no nome de Sonya. Mal posso esperar para saber que infernos separou essas almas gêmeas.

Como não podia deixar de ser, Ryan ainda está penando para dar conta do cargo de chefe. Chefiar Nikita é uma missão impossível. Tanto é que o tempo todo continua parecendo que é ela quem dá as ordens. Chega ao ponto de o próprio Fletcher ter um certo medo da amiga, vide o momento em que ele revela que Mia ainda executava uma boa missão para a Division. Passado todo o terror do episódio, eis que temos dona Nikitinha fazendo Ryan prometer que não existirão mais missões ativas… e ele concorda piamente. Só quero ver a cara dele quando ele tiver que voltar atrás no assunto.

“True Believer” foi procedural e também centrado nos sentimentos e relacionamentos dos protagonistas, como todo bom episódio de Nikita. Aquelas boas cenas de alívio cômico que tanto amamos bateram ponto como deveriam, e fica até difícil de citar as melhores delas. Mas não podemos deixar de mencionar a nova criação de Birkhoff, chamado de “The Butter” graças a uma sugestão de Nikita, que já se arrependeu do que disse.

O diálogo amistoso de Sean com Michael foi a primeira vez que os dois tiveram aquele momento de “homem pra homem”. Um passo de luta aqui, uma conversa sobre mulheres dali, e a gente adorando tudo daqui. Para fechar com chave de ouro, finalmente um minuto descontraído entre Ryan e Nikki aconteceu, não sem ela ficar dando uma de mandona pra cima dele, óbvio. Fletcher é um dos personagens mais lindos da série porque ele é sempre tão correto e tão esforçado. Daí ainda descobrimos que o homem adora viver rodeado de papel, e dona Nikitinha aproveita a fraqueza do amigo para encher o saco dele. E os quarenta minutos chegam ao fim com aquela sensação danada de que na verdade foram só cinco.

Observações:

- Depois de vermos Nikita na aula de yoga e dando uma de mulher-mola na hora de entrar no carro pelo teto solar, foi a vez de vermos a mulher caber dentro de uma caixa. Se cuida, CW.  Cirque du Soleil já deve estar rodeando dona Maggie.

- No próximo episódio vai ter Amanda e Owen de volta!

Nikita’s Quote:

Ryan: Nikita, por que acha que ela mudou de lado?

Nikita: Ela atirou na Alex. Não me importo.
Reações: 

Relacionados

Review 8192408599777096920

Postar um comentário Comentários via BLOGGER (0) Comentários via DISQUS

Para inserir no comentário:

# Um vídeo: [video]link-do-video-do-youtube[/video]
# Uma imagem: [img]link-da-imagem[/img]
# Um emoticon: clique na carinha acima da caixa de comentários, copie o nome do emoticon e cole.

Comentários educados são sempre benvindos.

emo-but-icon

EeF na Rede


   

Comentários

Arquivo

Categorias

Séries

Tags

Agenda de Episódios

Recentes

Twitter

Facebook

item