inspiration2

Nikita - 3x05/06 - The Sword’s Edge/Sideswipe

É hora de pagar o preço pelo amor de Nikita.

É hora de pagar o preço pelo amor de Nikita.

Antes de falarmos de conteúdo, vamos falar de audiência. Sim, para nós fãs de Nikita falar de audiência equivale a uma tortura, mas eis que temos motivos para comemorar. O 3×05 e o 3×06 tiveram as maiores audiências da temporada até o momento. A partir do “The Sword’s Edge”, Nikitinha voltou a ser exibida às 8 horas, atingindo mais de um milhão de telespectadores. O 3×05 marcou 0.4 na demo e 1,2 milhão de público. Já os números do 3×69 foram 0.4 e 1,19. Dá para respirar um pouco aliviado?

Agora, depois das boas notícias vem a não tão boa. Nikita volta apenas dia 18 de janeiro, deixando-nos órfãos de novos episódios por mais de um mês. Sei que este hiatus é regra na TV americana e todo ano é a mesma coisa, mas isso NUNCA vai significar que eu aprecie tamanha abstinência.  Snif snif.

Indo ao que interessa, confesso que achei o 3×05 bastante peculiar. Primeiro foi pelo vilão, Alexi Markov, que ficou bem, mais bem forçado. Pela cena inicial dele matando dois agentes da Division sozinho enquanto fazia um discurso de superioridade e “benevolência”, já dava para perceber que a construção do personagem usou todas as ferramentas que o cliché permitia.

A história dele também não era das mais originais, e isso dentro da própria série. O fato de ele usar sua falsa identidade e se tornar o presidente da República do Uzbequistão tem similaridades com o caso do marido de Cassandra, o General Valeri Ovechkin. Ambos estavam nas posições de chefe de estado em trabalho pela Division, e ambos tomaram o controle de seus disfarces por serem leais apenas à Percy. Alexi não aceitou Nikita e a nova Division, e Valeri não aceitou Amanda. Muito do mesmo de novo.

No atual contexto, Markov faz parte dos Dirty 30, o grupo de agentes que não atendeu ao chamado de volta para casa. O detalhe deste exato agente residia na sua posição de figura pública e, por que não complicar mais um pouquinho, potencial ameaça à presidente dos EUA.

O resto do episódio foi bem sci-fi, bem Face/Off (A Outra Face), e bem arriscado com aqueles malabarismos dentro da White House e debaixo do super-atencioso Serviço Secreto. Tudo isso levou ao ato final onde Ryan finalmente confessou seu pesado segredo para o resto do grupo, mas antes de chegar aqui vamos falar do espião da Amanda.

Que safada, né? Amanda é esmagada trocentas vezes e sempre dá um jeito de se levantar. Agora que ela se reergueu e está obcecada com Nikita, era questão de tempo até que houvesse um traidor dentro da Divion trabalhando para ela. Também alguns pontos devem ser dados para a ruiva, afinal os novos argumentos de recrutamento dela estão bem convincentes. E depois de colocarem Alex (Alex!) no rastro do espião, e depois de Owen se juntar na caça, eis que quem descobre tudo é Birkhoff, sambando na face dos dois super-espiões…

Claro, tinha que ser Birk mesmo. Afinal estamos falando de Sonya, que vive debaixo das asas dele, num relacionamento mestre-aprendiz e me-pega-que-eu-te-quero. Ainda não sei se podemos confiar nas explicações dela, embora eu esteja com a tendência de assim fazer. Se for verdade e existir outro espião, a coisa está melhor para Amanda do que imaginamos. Se for mentira e Sonynha estiver passando Birkhofizinho para trás, temos duas conclusões: 1) ela é muito boa atriz, 2) vamos torcer para que ela tenha o mesmo destino de Carla. Em qualquer um dos dois cenários, não gostei muito de Birk esconder o segredo de Nikita. Quando isso acontece dá para sentir que tudo vai dar simplesmente errado.

Falando em segredo (e isso é tudo o que há ultimamente em Nikita), continuo sem entender a razão de ninguém notar a alteração de Alex. Michael percebeu alguma coisa, mas ela deu um jeito (fácil) de despistá-lo. Nikita, por sua vez, continua boiando quando se trata de sua pseudo-filha. Sean, que pulou do barco antes de tudo afundar, voltou, deu uma de G.I.Joe, e não avisou ninguém sobre o estado de sua amada. Tem algo errado aí.

Outro segredo que estava praticamente nos matando era o de Ryan. A coisa estava tão pesada para ele que dava vontade de entrar na tela e abraçá-lo, tamanho o desespero do moço. E não era para menos, claro.

A cada passo que ele dava, mais próximo ele ficava do abismo. De um lado, a presidente (bitch!) ameaçando-o de hora em hora. De outro, Nikita aprontando todas e quase gritando para o mundo a existência da Division. Pobre Ryan.

O que deu para observar agora que o grupo todo sabe da verdade, é que outra vez existe um núcleo “mentiroso” dentro da Division. Com Percy e Amanda, os agentes não sabiam contra quem ou por quem estavam lutando. As verdades pertenciam aos chefes e só aos chefes. Mesmo que o contexto tenha mudando, a história se repete. Os agentes mais uma vez estão “no escuro” enquanto a cúpula esconde suas intenções. A gente sabe que vai dar errado, não é? A alternativa ao segredo é o pânico, mas o destino do mistério ainda é o precipício.

Eu diria que o 3×08 foi bem mediano quando comparado ao patamar de qualidade que a série atingiu. O 3×09, porém, trouxe de volta aquele gostinho de família que tanto gostamos. Quando Cyrus entrou em cena e descobrimos mais sobre seu respeito por Nikki, a sensação de quando conhecemos Owen e Ryan se repetiu. Agora temos mais um membro para a família Nikita.

Melhor do que sermos introduzidos a mais um fã da nossa amada espiã, é vermos que de cara ela já deu uma de mãezona pra cima dele e botou Amanda para correr… tudo de uma só vez. Gente, eu ri da cara de Amandita na hora que sua aprendiz mostrou quem é que manda e quem é que obedece agora. A tal lição que ela queria ensinar já começou com o pé errado e quem saiu aprendendo foi ela: com os protegidos de Nikitinha não se mexe!

Passado o momento de vitória, nós sabemos que nada disso implica em uma desistência de Amanda. Pelo contrário. Como Nikki terminou dizendo no “Sideswipe”, a ruiva vai atrás daqueles que Nikita ama… para ensiná-la melhor a não construir laços. Ou seja, se na temporada passada vimos a construção desta grande e linda família, agora veremos ela ser feita em pedaços. (É Craig Silverstein pronto para brincar com nossos corações.).

Tal raciocínio me leva a pensar: será que teremos alguma morte entre os afilhados de Nikitinha?

Haja coração para aguentar essa indagação durante o resto da temporada.

Observações:

- Com a entrada de Cyrus, imaginei que a série o trouxe para ser um aliado recorrente já que Owen e Ryan estão promovidos a aliados regulares. Faz sentido?

- Owen e Alex possuem tatuagens de borboleta. Ou existe uma grande coincidência aí ou logo teremos nova mitologia envolvendo o passado dos dois.

- Vocês viram Nikita toda sapeca na hora de apresentar a Sideswipe? Vai gostar de armas assim lá na China, viu…

- Ari e Amanda continuam com planos e propósitos diferentes e excludentes. Ninguém está reclamando.

- E Amanda descobrindo que Cyrus encontrou Nikita pelo perfume “impregnado” nele? Eu hein [1].

- O que era aquele túnel que conecta a Division com a White House? Eu hein [2].

- Viram que o senhor Craig Silverstein está de projeto novo na AMC? Isso mesmo. A AMC acaba de dar sinal verde para a produção do piloto de “Turn”, série dramática criada por Craig. Here we go again!

Nikita’s Quotes:

- Alex e Ryan conversando sobre a busca pelo espião:

Ryan: Você pode questionar qualquer pessoa que suspeitar.

Alex: É mesmo? Onde VOCÊ está indo?

- Nikki namorando Mike:

Nikita: Eu tenho que dizer… não estou feliz com você ficando longe por tanto tempo.

Michael: Nós já ficamos separados antes.

Nikita: Não desde que ficamos noivos.

Michael: Faz diferença, né?

Nikita: Surpreendentemente, sim.

- Nikita sobre manter o segredo da ameaça contra a Division:

Sei que não somos uma grande família feliz, mas estamos nessa juntos… pelo melhor ou pelo pior.

- Nikita e Cyrus se “conhecendo” entre ameaças e armas hackeadas:

Cyrus desconcertado: Que tal aquele autógrafo (que você ia me dar)?

Nikita: Que tal o presente de casamento (que você ia me dar)?
Reações: 

Relacionados

Review 9154870933762014940

Postar um comentário Comentários via BLOGGER (0) Comentários via DISQUS

Para inserir no comentário:

# Um vídeo: [video]link-do-video-do-youtube[/video]
# Uma imagem: [img]link-da-imagem[/img]
# Um emoticon: clique na carinha acima da caixa de comentários, copie o nome do emoticon e cole.

Comentários educados são sempre benvindos.

emo-but-icon

EeF na Rede


   

Comentários

Arquivo

Categorias

Séries

Tags

Agenda de Episódios

Recentes

Twitter

Facebook

item