inspiration2

Nikita - 3x08/09 - Aftermath/Survival Instincts

Reza a lenda que quem magoa Nikita amanhece com a boca cheia de formiga.

Reza a lenda que quem magoa Nikita amanhece com a boca cheia de formiga.

Mentira. Reza a lenda que Nikita é a maior perdoadora que existe. Só coloquei essa frase aí porque não resisti à rima e porque quero pegar Michael e encher de sopapos. Onde é que já se viu tratar Nikitinha desse jeito?

Vamos só refletir por um momento e ver o que ela fez por ele, salvando a vida do homem. Ele preferia morrer queimado a viver sem uma mão? E, minha gente, desde quando este é o fim? Desde quando ele tem que passar por isso sozinho?

Cá pra nós, Mike está fazendo uma bela tempestade num copo d’água. É muito difícil de entendê-lo fazendo esse monte de mimimi quando Nikki está bem ali do lado dele, quase implorando para ele deixá-la ajudar (e implorando para ele dormir com ela!). Mas, infelizmente, tem o lado dele também.

Além de este ser seu segundo grande trauma, não tem como “mensurar”, afinal foi ele quem perdeu a mão e não podemos descrever o que ele sente. Mas podemos imaginar. Perder um membro do corpo por si só já é traumatizante. Agora some a isto o fato de ele ser um agente (e agente de destaque) da Division, e que a mão perdida foi justamente a que ele usa para atirar. No pacote, ele também perdeu a posição de parceiro de Nikita e vai demorar a poder ir ao campo de novo – se é que ainda vai.

E, enquanto ele digere todas estas coisas, os sentimentos de invalidez vão tomando conta, mesmo que ele saiba que deveria é ser grato por estar vivo. Talvez, ele até se sinta insuficiente para Nikki, e ainda tem que assistir Owen tomando seu espaço tanto profissionalmente como, ora, ora, na vida de sua mulher.

São muitas coisas para ele lidar agora. Só que, ainda assim, essa resistência, essa rejeição à Nikita incomoda. Acredito que podemos entender ou tentar imaginar a situação. Mas fazer Nikitinha chorar? É pedir demais da gente.

O que pode ter me surpreendido um pouco, mas não tanto assim, foi a sugestão de Birk no final do 3×09. Pelo jeito, existe, sim, uma solução para a tragédia de Michael, e logo deveremos vê-lo com algo melhor do que a prótese que usa agora.

Nós já nos acostumamos com esse ritmo de Nikita. Era óbvio que, em algum momento, a relação mais forte da série teria um baque. A única coisa que os produtores tinham que arrumar era uma razão grande o suficiente para dar conta de estremecer o amor de Mikita. Uma vez que esta missão foi cumprida, e passado o tempo de mostrarem o estremecimento, eis aí uma possível resolução.

Agora, o que será do casal não dá para ter tanta certeza. A gente quer que os dois se acertem logo e que Michael pare de fazer Nikita sofrer. Mas se isso acontecesse de imediato, seria muito fácil. E muito fácil não é o que vemos de comum por aqui.

Víde Alex e Sean, por exemplo. Demorou nove episódios para que os pombinhos chegassem aos finais. E na hora H, quando Alex fala que não “podia fazer aquilo”, a cara instantânea de cachorro abandonado de Sean foi boa demais. Pobrezinho. Ainda bem que tudo o que era queria era um lugar mais confortável. Já estava vendo a hora de ele sair dali e se jogar de uma ponte.

O mais engraçado foi que, depois de ser explodido e estar cheio de hematomas, na hora que dona Alex estava atacando, não o ouvi reclamar de dor nenhuma. Curou rápido, né?

Mas, falando de coisa séria, o cleaner do 3×08, juntamente com o marido obsessivo do 3×09, foram as resoluções que faltavam para colocar Nikki e Owen em sintonia como parceiros. Olha, nunca vai ser a mesma coisa de Mikita, claro. Todavia, com o esforço que vemos Mike fazer ao se distanciar da noiva e afirmar que Owen será o novo parceiro dela agora, talvez seja a hora de pensar que a nova parceria seja mesmo algo permanente.

Gostei muito da fala de Owen no 3×09, de que ele sempre vai proteger Nikita. A série já indicou algumas vezes um clima constrangedor entre eles (se é que vocês me entendem), e tal clima é a causa de Mike não dar muito certo com o guardião. Reluto bastante em pensar num cenário onde o ombro de Owen sirva para consolar Nikita além do que já consola agora. Porque em algum ponto ela vai ter que se cansar das patadas do noivo, certo? E quem estará mais próximo dela será Owen…

Bom. É melhor deixar essas teorias bobas de lado.

O que vale mencionar mesmo é a recuperação de Alex. Graças a Deus o drama ficou só por conta da hora da descoberta, e logo em seguida a jovem se empenhou na recuperação. Ora, até conselhos de Birk ela ouviu e ainda fez meditação à base de luz…

O interessante, no entanto, foi a busca da moça pela “razão” de usar drogas de novo. Confesso que fiquei com medo de que resposta ela encontrará nisso tudo, se isso de alguma forma trará – outra vez – uma rivalidade entre ela e Nikita. Não sei o que pensar. Só espero que minhas impressões sobre esta situação estejam erradas.

Observações:

- Difícil não lembrar de Grey’s Anatomy ao ver este plot da mão de Michael. Alguém corta o membro de alguém por amor, o decepado reage com hostilidade, a dor fantasma causada pelo “esquecimento” do membro faltoso… Quem vê a série da titia Shonda entenderá.

- Então o “gatilho” que Michael precisa para mover sua prótese é a raiva? Não gostamos disso.

- São cenas como a de Sean conhecendo Owen que fazem tudo valer à pena nesta série chamada A Grande Família Nikita. E Sean está definitivamente de volta!

- É impressionante como Alex tem fé que Mike e Nikita vão se resolver “naturalmente”. Parece uma menina que não acredita que os pais estão se divorciando…

- Vocês viram Michael dando conselho para Sean deixar Alex “ir”? Que vontade de estapear esse homem, gente.
Reações: 

Relacionados

Review 5200010474925842401

Postar um comentário Comentários via BLOGGER (0) Comentários via DISQUS

Para inserir no comentário:

# Um vídeo: [video]link-do-video-do-youtube[/video]
# Uma imagem: [img]link-da-imagem[/img]
# Um emoticon: clique na carinha acima da caixa de comentários, copie o nome do emoticon e cole.

Comentários educados são sempre benvindos.

emo-but-icon

EeF na Rede


   

Comentários

Arquivo

Categorias

Séries

Tags

Agenda de Episódios

Recentes

Twitter

Facebook

item