inspiration2

Por que Tanta Grosseria nos Comentários dos Blogs de Séries?

Recentemente tenho notado uma onda de comentários extremamente ofensivos em nossos blogs de séries. Claro, não é de hoje que eles existe...

Recentemente tenho notado uma onda de comentários extremamente ofensivos em nossos blogs de séries. Claro, não é de hoje que eles existem, mas na minha curta experiência como leitora de blogs do gênero, este é o primeiro momento que presencio tamanha grosseria.

Não sei se é drama da minha parte. Entendo que comentários ofensivos existem desde que o mundo é mundo e, principalmente na internet, eles têm uma tendência de se destacarem porque ainda há o anonimato que protege o covarde, e há ausência de lei para este tipo de situação. Ninguém, ou quase ninguém, sai na rua gritando que "negro é inferior" porque, além de ele correr um grande risco de ser linchado na próxima esquina, existem reais chances de ir para a cadeia por racismo. Já na internet... fazer isso é fácil, fácil. Cada um grita o que quer e fica por isso mesmo.

No caso dos blogs brasileiros de séries, é tudo muito mais bizarro. Primeiro, pensa comigo: nem a opinião do blogueiro, nem a opinião do leitor vai mudar alguma coisa na série. Segundo, tudo o que fazemos nos blogs de séries se resume a opinião, logo, discordar é a coisa mais natural que pode acontecer. Terceiro, o que custa dizer apenas "não gostei", "penso diferente"? Por que que, do nada, os leitores resolvem recorrer aos ataques pessoais, aos termos chulos e aos palavrões como se não houvesse outra forma de dizer que discorda?

Eu já tinha pensado em escrever sobre o tema no Episódio em Foco. Mas aí imaginei que seria mimimi, afinal a grosseria "faz parte" do cotidiano de qualquer blogueiro ou qualquer pessoa que exponha sua opinião ao público. Só que não.

Grosseria não faz parte de coisa nenhuma. Ela é frequente, às vezes parece que só ela existe nos comentários de um post, mas, grosseria não é regra, é exceção. Não tem lógica sair dando patada nos outros porque sua série e/ou seu fanatismo saiu muito "ofendido" depois daquele texto.

Quando eu vejo esse tipo de coisa, começo a lembrar das torcidas de futebol do Brasil. Se futebol é entretenimento, a torcida deveria ser diversão pra quem faz parte dela. Comemorar, perder, gritar, se emocionar no jogo, deveriam ser atividades para divertir a galera. Mas, ao invés disso, o que vemos nos noticiários são brigas feias, que chegam a resultar em mortes. Vira e mexe tem gente sendo proibida de ir em jogo tal, em estádio tal. Vira e mexe tem gente perdendo o marido, o filho, o amigo por causa de... paixão por futebol. Ou melhor, estupidez de torcedor estúpido de futebol. Como é que pode isso? Qual é a lógica disso?

Não é minha intenção ficar aqui filosofando sobre a natureza humana, que é louca pra chuchu. Porém não posso deixar de expressar minha indignação quanto à palhaçada que é usar a internet como se fosse vaso sanitário. Não importa o quão "absurda", "errada", "ilógica", ou "estúpida" foi aquela review daquele episódio, aquele Top 10, aquele primeiras impressões. É só um episódio. É só uma série. É só uma review. É só a opinião do escritor. É só a sua opinião. É só um texto que no final não significa nada, não muda nada, num contexto que também não é... nada.

Mesmo assim, se estivéssemos falando de algo que realmente importa, a grosseria também não seria válida na discussão. Até o presente momento, cavalos não conseguem acessar a internet para ler blogs, portanto, coice não é o que esperamos nos comentários.

Escrevo este texto não só como quem faz blog, mas também como leitora e comentarista. O que que custa ser educado, gente? Se não fizer papel de carrasco nos comentários o mundo vai acabar? Se deixar de ser rude Terra Nova vai ganhar Globo de Ouro? Two and a Half Men vai ser eleita a melhor comédia dos últimos tempos? Shonda Rhimes vai passar a ser deus e poder escrever o roteiro da sua vida?

Espero, sinceramente, que você leitor não se esqueça de que quem está do outro lado postando também é fã. Não sei se vocês sabem, mas nosso único sustento é o nosso fanatismo que, assim como o seu, é uma de nossas maiores diversões. Ninguém está sobrevivendo com dinheiro de blog de séries aqui no Brasil. E mesmo que estivesse, dinheiro não paga por desaforo. Tudo o que a gente faz, a gente faz porque gosta. E se você não gosta do que a gente faz, a única coisa que esperamos é respeito.

Para os blogueiros

Sei que não é o ideal, afinal ter a opinião de um leitor num comentário já é raro, e ter a diversidade deles é um presente. Mas, moderar comentários ou até excluir os mais calorosos pode ser uma mão na roda. Diga não à grosseria!

P.S.

Recentemente, conheci uma blogueira, a Samanta. O blog dela, Vida Real de Sam, tem o mesmo template do Episódio em Foco. Então, quando descobri isso, depois de achar que eu estava forever and ever alone, imediatamente começamos a trocar ideias (na maior parte eu tirando dúvidas...). No VRS ela posta textos sobre questões que chamam a atenção dela, assim como dicas para blogueiros. Dias atrás, ela publicou Precisamos de mais educação, bom senso e respeito nas interações virtuais, texto que se encaixou como uma luva na nossa situação. Como a Sam diz:

Discorda de algo que o colega escreveu? Exponha seu ponto de vista com educação e dê oportunidade do outro expor também. Troquem ideias e opiniões de forma civilizada e, com certeza, todos sairão ganhando, mesmo que cada um continue com suas convicções intactas.
Reações: 

Relacionados

Opinião 6798116152437092671

Postar um comentário Comentários via BLOGGER (2) Comentários via DISQUS

  1. Uma coisa eu já percebi lendo reviews: tem certos reviewers que parecem atrair a fúria e a falta de educação do povo, só não entendo o porquê. Entro em diversos blogs, já reparei que, quando determinado reviewer reclama de algo, tem gente que descorda numa boa, mas tem aqueles que se pudesse linchava o coitado. Homeland mesmo é um desses casos de reviews que muita gente já vai ler com o facão na mão, credo. Eu não tenho hábito de comentar, mais leio bastante, e eu fico impressionado com a reação das pessoas, parece que você tá falando mal da mãe deles kkkk... quem lê esse tipo de texto tem que saber lidar não só com a opinião contrária, mas também com a própria emoção que isso causa na gente. Nada é unanimidade, é bom aceitar isso e curti com as pessoas que concordam com você que o episódio foi a melhor coisa do mundo do que mostrar uma reação descontrolada com quem não gostou, principalmente porque isso não vai mudar nada. Falta de educação não é desabafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um dos melhores comentários que eu já vi sobre este assunto :noprob:

      Adorei esta parte: "nada é unanimidade". E é simples assim. Resta saber como cada um vai lidar com as discordâncias da vida. O que não vale é encarar as coisas (muito menos a review de um episódio) "com um facão na mão" rs

      MUITO obrigada pelo comentário.
      Beijos e bom final de semana!

      Excluir

Para inserir no comentário:

# Um vídeo: [video]link-do-video-do-youtube[/video]
# Uma imagem: [img]link-da-imagem[/img]
# Um emoticon: clique na carinha acima da caixa de comentários, copie o nome do emoticon e cole.

Comentários educados são sempre benvindos.

emo-but-icon

EeF na Rede


   

Comentários

Arquivo

Categorias

Séries

Tags

Agenda de Episódios

Recentes

Twitter

Facebook

item