inspiration2

Nikita - 3x17 - Masks

Destruindo máscaras e o coração de Nikita.

Destruindo máscaras e o coração de Nikita.

Antes de tudo, preciso dizer o quanto Alex me irritou neste episódio. Acho que nunca senti tanta raiva dela antes, e nunca a xinguei tanto de burra como nos quarenta minutos de Masks. SIM, eu sei que Amanda mexeu no cérebro dela e agora a jovem Udinov não está, digamos, em total controle de suas faculdades mentais. Ela está sendo manipulada a agir como uma adolescente inconsequente, a mentir, a enganar todos os seus amigos, a colocar a vida de todos eles em perigo, e a ficar fazendo cara de emburrada-birrenta o tempo todo.

Não importa o motivo. Dona Alexandra bateu o recorde de insuportabilidade.

E para completar, ela teve o que mereceu. A dondoca mexeu com um monte de assassinos treinados, atiçando o que havia de pior dentro deles, e achou que sairia imune. Sim, sei que estou sendo injusta, mas fiquei muito feliz quando Rachel e seu bando se virou contra ela, fazendo verdade aquele velho ditado “o feitiço se virou contra o feiticeiro”.

O problema, e põe PROBLEMA nisso, é que quem sai mais machucada nessa história é Nikitinha. Uma coisa seria descobrir, debaixo dos panos, sobre a traição de sua pupila e consertar a bagunça da menina. Outra coisa completamente diferente é se deparar com a bagunça que Alex aprontou se virar contra a própria arruaceira e ainda com Michael, Birkhoff, Sonya, Sean e Owen sob a mira de uma bala. Pobre, pobre, pobre Nikita!

Mas, calma, que isso é só o começo.

Amanda é de fato a mestra de fazer mingaus com cérebros, e quer por tudo provar isso para o mundo. Acontece que Nikita teve o azar de ser o centro da obsessão dela, e agora o mundo para o qual a bruxa quer se provar se resume a sua ex-aprendiz.

Sendo assim, ela mexeu no cérebro de Owen E de Alex. O caso de Owen, no entanto, foi bem mais complicado. Primeiro ele era o lobo mau e foi transformando num cordeirinho. Agora ele sofreu o processo inverso e passou de cordeirinho a lobo mau. Um lobo mau furioso, inescrupuloso, que não se importa com nada além de si próprio. Foda-se Nikita. Foda-se Amanda. Foda-se Division. Foda-se o universo. Sam mandou oi e um foda-se pra todo mundo.

Que assustador foi vê-lo contra Nikitinha. Gente, que agonia, que raiva que deu esse episódio.

E como é de praxe, mesmo com o inferno desabando sobre sua cabeça, a mulher ainda tentou apelar para a compaixão de Owen. Mas Owen já se foi, né. De nada adianta os discursos sobre a beleza do amor e da vida. Agora, falando em discursos, temo que Amanda, mesmo ganhando o jogo no momento, ainda tenha levado umas poucas e boas de Nikita na conversa franca delas.

A “lição” que ela quis/quer ensinar é sobre traição. “As pessoas que amamos e ajudamos eventualmente se viram contra nós”. A resposta de Nikitinha para isso foi fenomenal, e só evidenciou o quanto Amanda é irreversivelmente louca e carente. Vamos ao diálogo:

Nikita: A questão é… Eu odiava Percy, mas o entendia. Para ele você tinha valor ou estava morto. Simples assim. Mas você? Mexe com a cabeça das pessoas por diversão. Manipula-os para que mudem.

Amanda: Eu os ajudo a se tornar o que deveriam ser. Conserto o que estava quebrado.

Nikita: Alguém te consertou? Ou estava quebrada demais para se darem ao trabalho?

Amanda: Não precisei que me consertassem. Eu fiz isso por mim.

Nikita: Bem, eu não consegui. Precisei de ajuda… Sua ajuda. E passei o que aprendi com você à Alex.

Amanda: Achei que não tinha feito Alex. Fez questão de dizer isso.

Nikita: Não a refiz igual a mim. Não precisei fazer isso. Ela já era eu, deitada no chão, tentando se matar, acreditando que não tinha valor porque não tinha nada pelo que viver. Eu vi isso e pense: “eu poderia ajudá-la”.

Amanda: Porque você costumava ser ela.

Nikita: E você costumava ser eu. Transferência, não é? É disso que isto se trata. Está tentando me quebrar da forma que te quebraram. Contudo, quando as pessoas que você amava te traíram, duvido que envolvia uma agulha craniana. Tenho a sensação de que fizeram isso por espontânea vontade.

Nem sei o que dizer depois disso. É, basicamente, a isto que se resume a trama principal da temporada. Uma mulher revoltada porque não consegue conquistar e manter alguém para sempre em sua vida, descontando suas frustrações na pessoa em quem ela mais investiu. Essa pessoa pegou tudo o que absorveu dessa mulher, se rebelou contra ela, e se tornou TUDO o que ela nunca conseguiu ser.

Quanto à Owen, imagino que tamanha catástrofe terminará em… Catástrofe. Pelo menos para mim, a morte parece o destino mais provável para ele. Ele conseguiu pegar a Black Box, ficou preso na Division e não deve, suponho, sair de lá. A impressão que dá é que quando uma série eleva um personagem exageradamente repentinamente, é porque em seguida ele vai se redimir e provavelmente se sacrificar.

Já quanto à Amanda, concordo que ela é uma grande vilã. Mas a graça do vilão é viver  o suficiente para infernizar o máximo que puder, e depois ser (epicamente) derrotado. Foi assim com Percy. E nós seriemaníacos sabemos muito bem que quando os produtores tentam prolongar a vida do vilão a coisa não dá certo. É fazer e errar. É fazer isso e perder toda a graça.

Por último, quanto à Danforth, nem tenho muito que dizer sobre a morte dele. Apenas que… já foi tarde.

Observações:

- E a gente aqui achando que Owen podia ser par romântico de Nikita…

- Ainda acredito que Alex podia ter iniciativa e pensar por si própria. Ela poderia chegar à mesma conclusão que chegou agora sem ter que ter o cérebro perfurado e imaginar Larissa, a personificação de sua fragilidade e heroísmo. Se eu fosse Craig (oh!) teria feito diferente. Seria mais cruel, mas também seria mais “rico” para a personagem. E seria mais interessante ver como Nikitinha contornaria isso.

- Sean foi pego no fogo cruzado e entrou na brincadeira de Alex para poder sobreviver. Pena que o SEAL demorou demais para decifrar a mulher com quem, supostamente, dorme todas as noites.

- Alex fazendo Birkhoff de bobo uma, duas, mil vezes: NÃO.

- Owen brigando com Michael e tentando arrancar a mão recém-implantada: NÃO!

- O mundo desabando e Ryan em coma. Acorda, Ryan!

- Agora me digam: o que a presidente vai fazer quando descobrir esse rolo todo, logo depois da morte de seu único conselheiro sobre o assunto?
Reações: 

Relacionados

Review 1660906661417313573

Postar um comentário Comentários via BLOGGER (0) Comentários via DISQUS

Para inserir no comentário:

# Um vídeo: [video]link-do-video-do-youtube[/video]
# Uma imagem: [img]link-da-imagem[/img]
# Um emoticon: clique na carinha acima da caixa de comentários, copie o nome do emoticon e cole.

Comentários educados são sempre benvindos.

emo-but-icon

EeF na Rede


   

Comentários

Arquivo

Categorias

Séries

Tags

Agenda de Episódios

Recentes

Twitter

Facebook

item