inspiration2

The Good Wife - 5x06 - The Next Day

Quem te viu, quem te vê, Alicia.


Quem te viu, quem te vê, Alicia.

Vou começar esta review falando dos filhos de Alicia. Apesar de achá-los completamente desnecessários, e de ter a certeza que ninguém sentiria falta deles caso fossem mandados para um internado pelos próximos dez anos, tenho que confessar que achei graça de Alicia-Superprotetora neste 5x06.

Toda vez que a vejo dando uma de galinha e colocando a crescida Grace debaixo de suas asas, me lembro das participações de sua mãe, onde esta revela o comportamento bem safadinho de Santa Alicia na adolescência. Na vida real as coisas também são assim: os adolescentes aprontam, crescem e viram pais, e quase morrem quando chega a vez de seus filhos aprontarem. Grace, coitada, nem pode conversar com os colegas de trabalho da mamãe. Mal começa um papo legal e lá está Alicia fuzilando o parceiro de papo com os olhos.

Não demorou muito para que ela fosse em frente e tivesse uma conversa direta com Carey Zepps: pare de falar com minha filha e vai trabalhar, seu safado. Ri demais da cara dela "super tranquila" falando com ele, enquanto em pensamento ela devia estar querendo arrancar o coração do coitado pela boca. No final, a cena de Grace toda sedutora lambendo a manteiga no dedo e deixando os machos no cio foi fenomenal. Alicia bem que tentou se controlar, mantê-la por perto... mas a sensualidade da moça espalha que nem cheiro de pequi.

Acontece que Grace nota o descontentamento da mãe, mesmo que a moça (teoricamente) esteja agindo coberta de toda a inocência. Agora, a cena que quero ver é dela tentando atirar, outra ideia que Alicia-Superprotetora também deve evitar a todo custo. Vai entender, né. Mãe é um bicho doido.

Indo ao que interessa, Florrick & Agos começou a enfrentar as batalhas de uma firma em começo de carreira. Para eles, obviamente, vai ser tudo mais difícil porque Will, e agora Diane também, fizeram do objetivo de suas vidas destruir a petulância dos ex-empregados. Cada um com suas razões, o fato é que a presença de Alicia, que deveria ser boa porque ela é a primeira dama de Chicago, fez foi MAXIMIZAR os problemas da nova empresa.

Will age como age porque Alicia, seu grande amor, o traiu. Diane age como age porque sua indicação a juíza, dada por Peter, foi retirada assim que a merda foi jogada no ventilador. Gardner e Lockart estão magoados... e querem magoar de volta.

Will estendeu a mágoa profissional para o âmbito pessoal e está sendo tatuado enquanto dorme, e prestes a engravidar uma desconhecida. Tudo muito normal, claro. Diane, por mais racional que tente ser, não suporta a ideia de ver o marido dando assistência à traidora Alicia, e logo num casamento tão delicado como o dela, onde promessas de individualidade profissional eterna foram feitas.

Mas calma que isto nem é o pior. Marilyn Garbanza está grávida. MARILYN. GARBANZA. ESTÁ. GRÁVIDA. Não sei, caro leitor, onde TGW irá com o tal plot, mas o que sabemos é que o pai deste bebê é que é o mistério. Pode ser Peter. Pode não ser. Pode ser apenas uma pegadinha da série para nos deixar doidos. Mas pode não ser.

Se for... já sabem, né. A queda de Alicia desta vez será muito maior.

Aliás, quero aproveitar a seguinte fala de Will (uma das melhores de The Good Wife):

He can hurt his wife all he wants, but anyone else try, and he goes absolutely tribal.

Disso, penso:

1) É absolutamente verdade. Mas também não dava para esperar algo diferente, certo? Mesmo que Peter fosse mais ético e calmo, ele ainda jogaria no time da esposa.

2) Esta é uma verdade muito triste para Alicia. E por mais que ela seja muito mais forte agora, quando Peter machucá-la de novo, não vai ter Will de braços abertos lá para amparar.

3) Não é possível que depois de ter Alicia expulsa de sua firma com segurança e tudo, Diane ainda esperava que Peter fosse cordial com ela. Por favor. Ela, que é a personificação máxima da polidez, deu patada nos amigos que foram "só" rudes com o marido dela!

Voltando à Marilyn Garbanza, apesar de achar estranho (demais!) o interesse dela no fato de Peter ter ido ao apartamento da esposa, concordei piamente com o veredicto final da loira: Cary tem que parar de dar com a língua nos dentes, e Alicia precisa colocar um freio no marido. Finalmente alguém disse isso.

Sorriso maroto
Precisamos falar também sobre o "acareamento" de Will e Alicia no ACDB (Attorney Disciplinary Board). Pior que parecia um acareamento de verdade, só que desta vez não parecia haver tanto ódio nos olhos de Will. Sim, ele ainda está possesso de raiva. Mas olhe para o sorriso ao lado.

Isto é um olhar de admiração. Finalmente ele a enxerga como alguém do tamanho dele. Finalmente o tempo em que ela precisava da ajuda e do apoio dele acabou. Agora eles são inimigos. Lutam um contra o outro. Porém lutam de igual para igual.

Especialmente nesta cena, Alicia estava fuzilando tudo com seu olhar petulante. Sua postura de teimosa, desafiante e corajosa era, talvez, tudo o que Will precisava ver no dia seguinte, quando a poeira da demissão abaixou. Talvez agora ele veja não a mulher que o traiu, mas a profissional que aprendeu, cresceu e agora é grande o suficiente para fazer o que quiser da vida.

No final das contas, Gardner decidiu jogar sujo, mas decidiu "jogar sujo com respeito". Nada de subestimar o inimigo mais. Nada de ir de mãos abanando para o campo de batalha. Alicia não é qualquer inimigo. É o inimigo que trabalhou para ele, que conhece cada segredo interno de seu oponente. Ou ele luta com todas as armas, ou logo será derrotado.

Já para Alicia, "The Next Day" não foi um dia tão vitorioso, o que é totalmente coerente com a história. Os Reis colocaram um pouquinho do gosto da vitória na boca dela, mas logo tiraram para mostrar que a vida não é tão fácil assim. Incoerente seria se ela, inexperiente e nova nesse jogo de poder, saísse ganhando definitivamente tudo no começo. Tem que ralar. Tem que criar calo. E é exatamente isto o que está acontecendo.

Contudo, não será assim para sempre. Não será para sempre que Will poderá comprar ou derrubar cada oportunidade que ela tiver. Vai chegar um momento em que ela chegará primeiro. E é aí, caro leitor, que eu me pergunto: qual será a arma que restará para o coração partido de Will?


The Bad Observations:

- Será que Marilyn Garbanza se chamar Marilyn tem algo a ver com Marilyn Monroe? Para quem não se lembra, Marilyn Monroe foi amante de um grande político, o presidente Kennedy. E dizem as más línguas que ela morreu por isso...

- Como eu disse lá em cima: "E por mais que ela seja muito mais forte agora, quando Peter machucá-la de novo, não vai ter Will de braços abertos lá para amparar." Eu suspeito que Will também vai cair por causa de Peter. Lembram daquele vídeo sobre a fraude na eleição que implicava Peter? E do qual Will guardou segredo? Pois é.

Desafio & Admiração:


Quer apostar quanto que Alicia sabe que Will estava fazendo safadezas? E está com ciúme?


O melhor diálogo de "The Next Day":

Reações: 

Relacionados

The Good Wife 5ª Temporada 4369276290125241911

Postar um comentário Comentários via BLOGGER (0) Comentários via DISQUS

Para inserir no comentário:

# Um vídeo: [video]link-do-video-do-youtube[/video]
# Uma imagem: [img]link-da-imagem[/img]
# Um emoticon: clique na carinha acima da caixa de comentários, copie o nome do emoticon e cole.

Comentários educados são sempre benvindos.

emo-but-icon

EeF na Rede


   

Comentários

Arquivo

Categorias

Séries

Tags

Agenda de Episódios

Recentes

Twitter

Facebook

item